quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Tildas -Direitos autorais








Olá  meninas, tudo bem?

Hoje recebi um e-mail de uma amiga do face. Ela falou que estava começando a fazer bonecas para vender e queria fazer Tildas também. Mas como ficava os direitos autorais?

Quando me apaixonei por Tildas e comecei a fazer também me vi perguntando sobre direitos autorais. 
No começo também pensei que se alguém produz Tildas como um meio de renda é simplesmente roubo. Mas pensando um pouco e lendo opiniões de outras artesãs cheguei a conclusão que no caso da Tilda, não é. Posso estar errada.  Até  porque Plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra  pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original.
Quando apresento minhas Tildas no meu blog, no face e na Elo7 dou a ideia que elas são de minha autoria?  Não.  Até porque o autor (Tone Finnanger) e a boneca/padrão são bem conhecidos de todos. Já li algumas entrevistas da Tone em que ela fala que não se importa que usem seus padrões para vendas diretamente para o consumidor. Não faço Tildas em série. É um trabalho de inspiração. Pois por mais que todos façam o mesmo padrão, sempre são diferentes. Até porque, imagine se as artesãs do mundo todo não comercializassem suas Tildas. A Tone não venderia tantos livros, tecidos, fitas, e acessórios. Se ela vende os livros com padrões seria apenas para uso pessoal? Ela proibiu a comercialização de bonecas com seus padrões? Não encontrei nenhuma resposta para isso na internet.  Vejo que algumas pessoas vendem padrões das Tildas. Isso sim é errado. Os padrões fazem parte dos livros e não podem ser comercializados. 
E vocês meninas? Fazer Tildas e vender é plágio? Qual sua opinião? Já pesquisaram?

Beijinhos.